De 20 a 23 de novembro de 2024 está ocorrendo a Feira internacional da inclusão, acessibilidade e reabilitação, no Expo São Paulo.
Compartilhando o mesmo pavilhão também ocorre a expo Brasil Paralímpico 2024.
O local é o São Paulo Expo, antigo, Centro Imigrantes de Exposições, localizado na altura do km 1,5 da imigrantes, na região do Jabaquara, das 10 às 19h.
A visitação é gratuita e o credenciamento pode ser realizado pelo site do evento:
Após preencher o formulário o interessado recebe por email um QRcode que permite retirar a credencial na entrada.
Dentre as atrações da feira, estão produtos e serviços de acessibilidade, tecnologias assistivas, empresas atuantes no universo da deficiência e neurodivergência, empresas especializados e órgãos públicos voltados aos direitos e garantias da pessoa com deficiência, palestras e congressos com autoridades do tema.
A organização do evento disponibiliza transporte gratuito adaptado e convencional na estação Santos-imigrantes do metrô, até uma hora antes do início do evento e uma hora após o término, fazendo o traslado entre a estação e o São Paulo Expo. Outro meio, porém pago, de chegar ao local é utilizando o Ônibus 605-A, no terminal urbano de ônibus do Jabaquara.
Estivemos lá no evento e trazemos para vocês nossas impressões.
Como pontos positivos podemos apontar:
1- A facilidade de credenciamento e os transportes adaptados a cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.
2 - Logo no hall de recepção e credenciamento há um setor de voluntários disponíveis a acompanhar as pessoas que necessitam de ajuda.
3 - Há uma oferta interessante de vans adaptadas como as que fazem o serviço ATENDE para prefeitura de São Paulo.
Como pontos negativos podemos apontar:
1 - Considerando as peculiadedas dos deficientes, o apoio de informação e direcionamento para uma visitação segura e acessível deixou a desejar em relacão aos visitantes com deficiência visual e motora.
Apesar dos voluntários, bebedouros de água inacessíveis a deficiêntes motores e ausência de guias nos transportes gratuitos para auxiliar os visitantes até a entrada do evento dificultam a vida dos que tem pouca ou nenhuma mobilidade e visão.
Apenas um piso com guias táteis foi disponibilizado aos deficientes visuais no interior do evento e apesar dos voluntários disponíveis no interior, não se pode encontrá-los na parte externa onde há o desembarque e onde há várias entradas que confundem e dificultam um visitante incapaz de ler placas.
2 - Também levando em conta as dificuldades das pessoas com deficiência, seria interessante a manutenção do transporte gratuito e adaptado, ao longo de todo o horário de visitação e não apenas nas horas que precedem e sucedem o evento.
3 - Não percebemos a existência de um sistema de informação sonoro para os deficientes auditivos, a despeito da farta comunicação visual, pensada para pessoas sem deficiência visual.
4 - Nos stands, a maioria dos expositores prestam um atendimento cordial e amistoso, desde que o visitante seja capaz de falar verbalmente e ouvir, mas caso a pessoa não domine a leitura labial, poucos stands tiveram a sensibilidade de colocar materiais com informações em braile ou manter um interprete de libras.
5 - Durante o credenciamento no site, o formulário pergunta se o visitante necessita de algum assessório ou recurso especial para uma visitação acessível e apresenta opções, insinuando aos inscritos que pode disponibilizá-los. Mas ao procurar por esses ítens, o pessoal da organização não tem se quem a informação de sua existência, como simples protetores auriculares ou abafadores para autistas.
A edição 2024 trás uma ênfase maior nos esportes paralímpicos, com quadras e arenas de competições paralímpicas disponíveis aos visitantes, que podem conhecer detalhes sobre as modalidades e obter informações de como iniciar as práticas esportivas, se especializar e participar das competições.
Para os apreciadores de paralimpíadas podemos concluir que o evento é bem satisfatório, mas nas demais temáticas deste nicho, como inclusão, mobilidade e tecnologias assistivas, o evento apresentou bem menos conteúdo que edições anteriores e pecou em aspectos de acessibilidade em um evento que propõe ser especializado nesse tema são imperdoáveis.
Verdade, notei esses pontos. Parabéns pela observação. O evento é sensacional. Se nas próximas edições aperfeiçoarem esses pontos, vai ficar imbatível.
ResponderExcluir